Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O QUE É O AQUECIMENTO GLOBAL?




O Aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão—um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objecto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno.
Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera é causa do efeito estufa. A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos estão retendo uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global.
A principal evidência do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estações metereológicas em todo o globo desde 1860. Os dados com a correção dos efeitos de "ilhas urbanas" mostra que o aumento médio da temperatura foi de 0.6+-0.2 C durante o século XX. Os maiores aumentos foram em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a 2000. (fonte IPCC).
Evidências secundárias são obtidas através da observação das variações da cobertura de neve das montanhas e de áreas geladas, do aumento do nível global dos mares, do aumento das precipitações, da cobertura de nuvens, do El Niño e outros eventos extremos de mau tempo durante o século XX.
Por exemplo, dados de satélite mostram uma diminuição de 10% na área que é coberta por neve desde os anos 60. A área da cobertura de gelo no hemisfério norte na primavera e verão também diminuiu em cerca de 10% a 15% desde 1950 e houve retração das montanhas geladas em regiões não polares durante todo o século XX.(Fonte: IPCC).

Causas

Mudanças climáticas ocorrem devido a factores internos e externos. Factores internos são aqueles associados à complexidade derivada do facto dos sistemas climáticos serem sistemas caóticos não lineares. Fatores externos podem ser naturais ou antropogênicos.
O principal factor externo natural é a variabilidade da radiação solar, que depende dos ciclos solares e do facto de que a temperatura interna do sol vem aumentando. Fatores antropogênicos são aqueles da influência humana levando ao efeito estufa, o principal dos quais é a emissão de sulfatos que sobem até a estratosfera causando depleção da camada de ozônio (fonte:IPCC).
Cientistas concordam que factores internos e externos naturais podem ocasionar mudanças climáticas significativas. No último milénio dois importantes períodos de variação de temperatura ocorreram: um período quente conhecido como Período Medieval Quente e um frio conhecido como Pequena Idade do Gelo.
A variação de temperatura desses períodos tem magnitude similar ao do atual aquecimento e acredita-se terem sido causados por fatores internos e externos somente. A Pequena Idade do Gelo é atribuída à redução da atividade solar e alguns cientistas concordam que o aquecimento terrestre observado desde 1860 é uma reversão natural da Pequena Idade do Gelo ( Fonte: The Skeptical Environmentalist).
Entretanto grandes quantidades de gases tem sido emitidos para a atmosfera desde que começou a revolução industrial, a partir de 1750 as emissões de dióxido de carbono aumentaram 31%, metano 151%, óxido de nitrogênio 17% e ozônio troposférico 36% (Fonte IPCC).
A maior parte destes gases são produzidos pela queima de combustíveis fósseis. Os cientistas pensam que a redução das áreas de florestas tropicais tem contribuído, assim como as florestas antigas, para o aumento do carbono.
No entanto florestas novas nos Estados Unidos e na Rússia contribuem para absorver dióxido de carbono e desde 1990 a quantidade de carbono absorvido é maior que a quantidade liberada no desflorestamento. Nem todo dióxido de carbono emitido para a atmosfera se acumula nela, metade é absorvido pelos mares e florestas.
A real importância de cada causa proposta pode somente ser estabelecida pela quantificação exacta de cada factor envolvido. Factores internos e externos podem ser quantificados pela análise de simulações baseadas nos melhores modelos climáticos.
A influência de fatores externos pode ser comparada usando conceitos de força radiotiva. Uma força radiotiva positiva esquenta o planeta e uma negativa o esfria. Emissões antropogênicas de gases, depleção do ozônio estratosférico e radiação solar tem força radioativa positiva e aerosóis tem o seu uso como força radiotiva negativa.(fonte IPCC).

Modelos climáticos

Simulações climáticas mostram que o aquecimento ocorrido de 1910 até 1945 podem ser explicado somente por forças internas e naturais (variação da radiação solar) mas o aquecimento ocorrido de 1976 a 2000 necessita da emissão de gases antropogênicos causadores do efeito estufa para ser explicado.
A maioria da comunidade científica está actualmente convencida de que uma proporção significativa do aquecimento global observado é causado pela emissão de gases causadores do efeito estufa emitidos pela actividade humana. (Fonte IPC).
Esta conclusão depende da exactidão dos modelos usados e da estimativa correcta dos factores externos. A maioria dos cientistas concorda que importantes características climáticas estejam sendo incorrectamente incorporadas nos modelos climáticos, mas eles também pensam que modelos melhores não mudariam a conclusão.
Os críticos dizem que há falhas nos modelos e que factores externos não levados em consideração poderiam alterar as conclusões acima. Os críticos dizem que simulações climáticas são incapazes de modelar os efeitos resfriadores das partículas, ajustar a retroalimentação do vapor de água e levar em conta o papel das nuvens.
Críticos também mostram que o Sol pode ter uma maior cota de responsabilidade no aquecimento global actualmente observado do que o aceite pela maioria da comunidade científica. Alguns efeitos solares indirectos podem ser muito importantes e não são levados em conta pelos modelos. Assim, a parte do aquecimento global causado pela acção humana poderia ser menor do que se pensa actualmente.




Efeitos

Devido aos efeitos potenciais sobre a saúde humana, economia e meio ambiente o aquecimento global tem sido fonte de grande preocupação. Algumas importantes mudanças ambientais tem sido observadas e foram ligadas ao aquecimento global.
Os exemplos de evidências secundárias citadas abaixo (diminuição da cobertura de gelo, aumento do nível do mar, mudanças dos padrões climáticos) são exemplos das consequências do aquecimento global que podem influenciar não somente as actividades humanas mas também os ecosistemas.
Aumento da temperatura global permite que um ecosistema mude; algumas espécies podem ser forçadas a sair dos seus habitats (possibilidade de extinção) devido a mudanças nas condições enquanto outras podem espalhar-se, invadindo outros ecossistemas.
Entretanto, o aquecimento global também pode ter efeitos positivos, uma vez que aumentos de temperaturas e aumento de concentrações de CO2 podem aprimorar a produtividade do ecosistema. Observações de satélites mostram que a produtividade do hemisfério Norte aumentou desde 1982.
Por outro lado é fato de que o total da quantidade de biomassa produzida não é necessáriamente muito boa, uma vez que a biodiversidade pode no silêncio diminuir ainda mais um pequeno número de espécie que esteja florescendo.
Uma outra causa grande preocupação é o aumento do nível do mar. O nível dos mares está aumentando em 0.01 a 0.02 metros por década e em alguns países insulares no Oceano Pacífico são expressivamente preocupantes, porque cedo eles estarão debaixo de água. O aquecimento global provoca subida dos mares principalmente por causa da expansão térmica da água dos oceanos, mas alguns cientistas estão preocupados que no futuro, a camada de gelo polar e os glaciares derretam. Em consequência haverá aumento do nível, em muitos metros. No momento, os cientistas não esperam um maior derretimento nos próximos 100 anos. (Fontes: IPCC para os dados e as publicações da grande imprensa para as percepções gerais de que as mudanças climáticas).
Como o clima fica mais quente, a evaporação aumenta. Isto provoca pesados aguaceiros e mais erosão. Muitas pessoas pensam que isto poderá causar resultados mais extremos no clima como progressivo aquecimento global.
O aquecimento global também pode apresentar efeitos menos óbvios. A Corrente do Atlântico Norte,por exemplo, provocada por diferenças entre a temperatura entre os mares. Aparentemente ela está diminuindo conforme as médias da temperatura global aumentam, isso significa que áreas como a Escandinávia e a Inglaterra que são aquecidas pela corrente devem apresentar climas mais frios a despeito do aumento do calor global.

(Fonte: Painel Intergovernamental sobre as Mudanças do Clima (IPCC).

Oséias Alves
30/9/2009 








A CAMADA DE OZÔNIO




Localizada na *estratosfera, a camada de ozônio é uma fina camada composta pelo gás ozônio (O3) que envolve a Terra. Embora na superfície terrestre o ozônio seja ruim, pois agrava a poluição do ar e aumenta a incidência de chuvas ácidas, nas regiões entre 25 a 30 km acima da superfície, esse gás exerce uma função fundamental para os seres vivos.
A camada de ozônio absorve grande parte dos raios ultravioletas que incidem sobre o planeta, visto que esses raios são nocivos para os seres vivos. Mesmo filtrando grande parte dos raios ultravioletas, uma pequena parte desses raios incide sobre o planeta, sendo responsáveis pela incidência de câncer de pele e problemas de visão, como a catarata. As plantas também ficam debilitadas com a incidência de raios ultravioletas, portanto, esses raios provocam a redução da produção agrícola e de alimentos.
Em 1977, cientistas britânicos descobriram um buraco na camada de ozônio sobre a Antártida, iniciando assim, uma série de pesquisas a respeito da camada de ozônio. Assim, chegaram à conclusão que a camada estava sendo destruída em várias partes do mundo. Isso ocorreu devido à emissão de óxidos nítricos, nitrosos e C02 na atmosfera, porém, o principal motivo para a destruição da camada de ozônio é a emissão de CFCs (clorofluocarbono), usados como propelentes em aerossóis, isolantes em equipamentos de refrigeração e para produzir materiais plásticos.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a cada 1% de destruição da camada de ozônio, 50 mil novos casos de câncer de pele e 100 mil novos casos de cegueira, causados por catarata, surgem em todo o mundo.

*A estratosfera se caracteriza pelos movimentos de ar em sentido horizontal, fica situada entre 7 e 17 até 50 km de altitude aproximadamente, sendo a segunda camada da atmosfera , compreendida entre a troposfera e a mesosfera, a temperatura aumenta à medida que aumenta a altura (de -50 a 10°C). Apresenta pequena concentração de vapor d'água e temperatura constante até a região limítrofe, denominada estratopausa. Muitos aviões a jacto circulam na estratosfera porque ela é muito estável. É nesta camada que começa a difusão da luz solar (que origina o azul do céu). (Fonte: Wikipédia).


Fonte: Brasil Escola
Oséias Alves
30/9/2009

O QUE É O EFEITO ESTUFA?

O efeito estufa é uma manifestação da Terra para manter sua temperatura estável. É constituído pela ação dos gases dióxido de carbono, óxidos de azoto, metano e ozônio presentes na atmosfera que liberam raios infra-vermelhos sobre a Terra onde 65% deles ficam retidos e 35% dessa radiação volta para o espaço.
O efeito estufa é gerado pela derrubada e queimada de florestas, pois as árvores regulam a temperatura, o vento e até mesmo os níveis de chuvas de cada região. Na medida em que a devastação é feita, a temperatura vai aumentando gradativamente. Gases poluentes, óleo diesel, gasolina também contribuem para que o efeito estufa aumente pelo fato de isolarem a temperatura deixando a parte baixa da Terra mais quente em determinadas regiões trazendo sérios problemas.
O aquecimento da Terra tem sido acelerado nos últimos 100 anos também produzidos por erupções vulcânicas, decomposição de matéria orgânica e fumaça de incêndios. O aquecimento causa sérias conseqüências como o derretimento das calotas polares, de geleiras que aumenta a quantidade de água e cobre ilhas podendo dependendo da proporção submergir cidades. O aquecimento também contribui para o processo de desertificação e proliferação de insetos que trarão danos à vida humana e animal.
Os países industrializados são os maiores produtores de poluentes que contribuem para o efeito estufa, a industrialização de monóxido de carbono, chumbo, óxido de azoto em peças automotivas influenciam no processo de aquecimento tanto quanto o dióxido de enxofre das centrais termoelétricas a petróleo ou carvão, etano, etileno, propano, butano, pentano, acetileno em evaporação de solventes, lixos sólidos, processos industriais e dióxido de carbono usado em qualquer combustão.
Em 1997 foi discutido o protocolo de Kioto no Japão, mas só entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005. O protocolo de Kioto visa estabelecer um tratado entre países para a reduzir a liberação de gases na atmosfera que provocam o efeito estufa. Os EUA não validou o tratado pois o presidente Bush alega que o mesmo retardaria o processo de desenvolvimento industrial.




Fonte: Mundo Educação, Geografia.

Oséias Alves
30/9/2009

A REDE GLOBO TREME – Quando descobrimos a verdade!


A REDE GLOBO TREME – Quando descobrimos a verdade!


Circula na Internet um e-mail cuja mensagem vem causando arrepios à Rede Globo: Você está pagando imposto da Rede Globo! Quando a Rede Globo diz que a campanha Criança Esperança não gera lucro. Porque no mês de Abril do ano seguinte, ela (TV Globo) entrega o seu imposto de renda o IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica), com o seguinte desconto: no valor de R$$$$$$$$$$$$$milhões (aqui vemos o valor arrecadado no Criança Esperança). Ou seja, graças à ingenuidade dos doadores!
Agora se você vai colocar no seu imposto de renda que doou 7, 15, 30 ou mais pro Criança Esperança, não pode, sabe por quê? Porque o Criança Esperança é uma marca somente. Já a doação feita com o seu dinheiro para o UNICEF, é aceito na declaração anual de Imposto de Renda de pessoa Física o IRPF. E não há crime nenhum. Aí, você doou um dinheiro que realmente foi entregue ao UNICEF por você, e que o comprovante de conta de telefone, ou deposito bancário onde consta o valor doado serve para o seu abatimento no Imposto de Renda.
O dinheiro arrecadado no seu montante é de fato doado pela Rede Globo à UNICEF, porem, o doador final com comprovante de doação valido para abatimento do IRPJ e a Rede Globo e não você. É simples assim ela lucra milhões no abatimento do IRPJ, e é pela lei um tramite legal, só não é legal pra você e pra mim que é de fato o doador.
Do jeito que somos sugados pelos impostos, bem que tal prática contábil tributária poderia se chamar de agora em diante de Leão Esperança.
Se a Rede Globo tem o poder de fazer chegar à mensagem dela em milhões de televisores, também nós temos o poder de fazer chegar a nossa mensagem a milhões de computadores!


Fonte: Internet

Oséias Alves
30/9/2009






segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O verdadeiro Educador



O excelente educador abraça quando todos rejeitam, anima quando todos condenam, aplaude os que jamais subiram no pódio, vibra com a coragem de disputar dos que nunca brilharam”. (Augusto Cury)


Oséias Alves
28/9/2009

Assista o documentário produzido pela BBC de Londres, sobre a Rede Globo

Amigos (as) acessem esse link e assista o video sobre a Rede Globo de televisão.

http://momentoverdadeiro.blogspot.com/2009/08/uma-historia-nao-revelada.html





Oséias Alves
28-9-2009

Ignorante e



Nesse domingo dia 27 de setembro de 2009, estava batendo papo com um amigo, o assunto, para variar, era política. Estávamos comentando sobre a sucessão presidencial para 2010, papo vai papo vem, chegamos a conclusão de que a ambientalista e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, seria uma opção, no exato momento em que concordávamos com essa opinião, chegou um senhor intrometido, que logo entrou na conversa, detalhe, sem ser chamado.
Este senhor ouviu nossa conversa sobre Marina Silva como uma opção para 2010, e logo disparou sua opinião.
- Do que vocês estão falando? Que nada. Eu sou petista.
Eu comentei: O PT já foi uma boa opção, mas decepcionou. Não temos mais referência de esquerda no país.
O PT se uniu com a direita para acabar com o país.
O referido senhor disse com tom de ignorância:
— Você não sabe o que está falando. Não venha falar besteira no meu ouvido.
Ta, onde quero chegar com isso?
Bem, eu quero dizer que este senhor mau deve ter o ensino fundamental, olha lá, e quis dizer que entende mais que os outros, pode até entender, porém como ele agiu deixou transparecer sua ignorância e falta de
*ética, aliás eu não sei se ele sabe o que é *ética.
Se alguém dá uma opinião que não condiz com meu ponto de vista, caso eu queira questionar, devo dizer o seguinte:
Respeito sua opinião, porém não concordo.
Não se deve fazer como aquele senhor que não vou citar aqui o seu nome, mas acho que é feio fazer como ele fez.

*A palavra Ética é originada do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Através do latim mos (ou no plural mores), que significa costumes, derivou-se a palavra moral. Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade. Fonte: (Wikipédia, a enciclopédia livre).



Oséias Alves
28-9-2009

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Uma das mais belas declarações acerca dos que servem a Deus com fidelidade




Bom dia amigos (a), nesta manhã linda de sexta-feira estamos aqui novamente para meditar nas promessas do Eterno.
Quero convidar-lhe a meditar no Salmo 37:25, no qual o salmista faz uma linda declaração, “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi um justo desamparado ser, nem sua descendência mendigar o pão”.
Esta declaração acaba por se tornar uma promessa, precisamos crer que Deus nunca vai desamparar aquele que O serve com fidelidade.
Então quando o tempo de crise, o tempo de provação chegar, estejam conscientes e façamos as palavras contidas neste Salmo parte da nossa vida.
Conscientes de que “a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória, mui excelente” (II CO 4:17).
É nos tempos de crise, de provação que nos aproximamos mais de Deus, é nesses momentos que nosso caráter é provado, a tribulação é o fogo que tira nossas impurezas e nos transforma em pérolas para Deus.
As provas produzem perseverança, quando entramos em crise é porque Deus quer nos moldar conforme a vontade Dele, entenda isso.
Creia que Deus está agindo em seu favor, creia que ele está mudando todo seu histórico que te traz lembranças de vergonha e dor, coisas que te acusam, e te faz sentir indignos de participar das promessas reveladas na Palavra Eterna, amém!!!

Oséias Alves
25-9-2009

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

BoasNovasBrasil de volta!!


Paz e Graça!!
Depois de um longo tempo sem escrever, estou de volta para falar das maravilhas de Yeshua!!
Estou de volta para falar das grandes coisas que Deus tem feito para abençoar-me.
O Blog Boas Novas Brasil tem como objetivo anunciar verdadeiramente o que Deus tem feito através da sua misericórdia, e em alguns momentos falarei de Geografia, História, política e outros assuntos que no dia-a-dia nos cercam, porém o maior objetivo é realmente falar do amor de Deus e do seu lindo plano de salvação para o homem.
Deus tem pressa em cumprir todo seu propósito, e por isso tem levantado uma geração forte que está disposta a renunciar seus próprios anseios e desejos, afim de fazer a vontade do Deus Eterno.
No mundo tenebroso que vivemos atualmente torna-se extremamente importante os meios de comunicação que tem como objetivos falar das Verdades do Reino.
Estou de volta, considerando que, nosso tempo de fazer as coisas não coincidem com as possibilidades de um tempo planificado, um tempo em que tudo só é possível mediante planos, e nem sempre dispomos do tempo que se requer.
Bem, ciente de que não há céus sem tempestades, e nem caminhos sem acidentes, então procuro viver a vida sem medos, procuro viver intensamente, pois Yeshua é o combustível suficiente que todo ser humano necessita para viver intensamente, sem sair do propósito.
Sempre com a consciência de que ninguém é digno de grandes vitórias sem nunca ter perdido batalhas, o que não podemos perder é a guerra, para que possamos triunfar, sempre correremos riscos, e só assim podemos alcançar o pódio com "glória", e o pódio que hoje conquisto é estar de cabeça erguida, desbancando as ações de leviatã, declarando que ele está derrotado e que sou livre em Cristo Jesus para conquistar, para sonhar e realizar meus projetos!!! Amém!!

Oséias 24-9-2009.